FertOnline - Recomendação de adubação para côco

 

TUTORIAL

Parte 1 - Introdução
O pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Lafayette Franco Sobral, aborda a importância da análise de solo e folha na adubação do coqueiro.. Com os resultados, das análises basta inserir os dados no FertOnline que imediatamente o sistema recomenda e adubação e a calagem.

 

Parte 2 - Análise de folhas
Lafayette mostra como coletar as folhas para análise em laboratório. Para isso, foram padronizadas a folha 14 para coqueiro em produção e folha 9 para coqueiros novos.

 

Parte 3- Análise de solo
O pesquisador mostra como coletar amostras de solo. A análise de solo também é importante para determinar a quantidade ideal de nutrientes, micronutrientes e calcário para o plantio de coco. Além de assistir o vídeo, clique aqui para saber mais com detalhes.

 

Parte 4 - Como inserir os dados
De posse dos resultados de laboratório, o pesquisador Lafayette Franco Sobral mostra e comenta a inserção de dados no FertOnline e as posteriores recomendações de adubação e calagem. Ele recomenda muita atenção nas unidades do sistema métrico apresentadas no laudo do laboratório. As mesmas tem que ser compatíveis com as do FertOnline.

 

O FertOnline é um sistema desenvolvido com base em dados de pesquisa de campo de longa duração. Entretanto, é indispensável a consulta a um Engenheiro Agrônomo com conhecimento local para sua utilização. A Embrapa não se responsabiliza pela utilização indevida.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SISTEMA

 

LABORATÓRIOS

Clique aqui e baixe a lista de laboratórios que realizam análise de solo e/ou análise foliar mais próximo da sua localidade.
Como os endereços e número de telefone podem se defasarem ao longo dos anos, recomenda-se entrar em contato com as empresas mais próximas do seu local de plantio, como também se certificarem do preço praticado pelo serviço e condições de pagamento.

Se houver dúvidas, entre em contato com o SAC da Embrapa https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac

REFERÊNCIAS

CÔCO

SOBRAL, L. F.; NOGUEIRA, L. C.. Influência de nitrogênio e potássio via fertirrigação, em atributos do solo, níveis críticos foliares e produção do coqueiro-anão. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 32, p. 1675-1682, 2008.

SOBRAL, L. F.; LEAL, M. L. da S.. Resposta do coqueiro à adubação com uréia, superfosfato simples e cloreto de potássio, em dois solos do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 23, p. 85-89, 1999.

Durante a condução dos experimentos, o estado nutricional das plantas foi acompanhado através de amostragens anuais de solo e folha, cujas análises incluíram não somente os nutrientes que estavam sendo objeto de estudo, como também os macronutrientes secundários (cálcio, magnésio e enxofre) e os micronutrientes (Zn, Mn, Cu e B). Isto permitiu a elaboração de recomendações em primeira aproximação, para os citados nutrientes. As recomendações de calagem são feitas através do método da saturação por bases, cujo valor de referência foi tomado como 60%. O produtor pode entrar alternativamente com as análises de solo e folha, porém, quando as duas são inseridas, os resultados da análise foliar, comandam as recomendações de fertilizantes.

MILHO E LARANJA

SOBRAL, L. F.; VIÉGAS, P. R. A.; SIQUEIRA, O. J. W. ; ANJOS, J. L.; BARRETO, M. C. V.; GOMES, J. B. V.. Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes no Estado de Sergipe. 1. ed. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2007. v. 1. 251 p.

 

AUTORES

Lafayette Franco Sobral
Pesquisador do Ministério da Agricultura e Embrapa desde 1972. PhD em Soil Science pela Texas A &M University e pós-Doutorado em Soil Fertility - North Carolina State University.

Airton Antonio de Jesus Junior
Analista de Sistemas, Sun Certified Programmer for the Java 2 Platform, Standard Edition 1.4

Aurelio Lima Barreto
Analista de Sistemas da Embrapa Tabuleiros Costeiros, IBM Certified Application Professional - Lotus Notes and Domino 6/6.5


Voltar